-
Arquitetos: Ayeneh Office
- Área: 600 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Farshid Nasrabadi
-
Fabricantes: Aghigh, Diba, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing teve como objetivo o projeto de uma casa para uma família de quatro pessoas, em Najafabad. O interesse da família em ter um espaço aberto com jardins exuberantes, com o padrão histórico das casas na cidade-jardim de Najafabad, fez com que a principal decisão desse projeto fosse oferecer a todos os espaços a grande vantagem de ter um pátio no centro. Além do pátio central, a casa possui um jardim ao sul, considerado obrigatório pelo município, como também outro pequeno quintal ao norte do terreno, para uso privativo.
A grande quantidade de pátios e sua natureza diversa possibilitaram que os espaços internos aproveitassem estes locais externos ou internos. A casa foi projetada em três pavimentos; o térreo para a convivência familiar, o primeiro pavimento, que abriga o quarto dos hóspedes e o subsolo com o estacionamento, depósito e academia.
Junto à entrada no térreo, acessível a partir do pátio ao sul, encontra-se a escada e o elevador, que dão acesso independente dos hóspedes ao primeiro pavimento. No térreo, o pátio central está localizado no centro da casa, para criar o máximo de vistas e conexão entre os ambientes. O hall de hóspedes está localizado entre o pátio interno e o pátio sul, e a cozinha, a oeste do jardim central, está conectada às áreas sociais e privativas da casa. Já os espaços íntimos, incluindo a sala de estar e os quartos, encontram-se a norte da casa, e o pátio central fornece não apenas luz e área verde para os cômodos adjacentes, bem como separa o espaço privado da área pública.
O primeiro pavimento é composto por uma suíte para hóspedes e um terraço. A volumetria do edifício neste pavimento encontra-se posicionada no extremo norte do terreno e o terraço encontra-se entre o pátio intermediário e o pátio sul. As faces leste e oeste do jardim central, no primeiro pavimento, são as varandas públicas, e privadas da suíte de hóspedes. Portanto, as faces sul, leste e oeste do quintal, são abertas, o que, por sua vez, faz com que o pátio central receba muita luz solar. Uma parede móvel de madeira na fachada sul do terraço proporciona privacidade em algumas ocasiões.
O tijolo, como um dos materiais tradicionais, foi aplicado na fachada. O tijolo vermelho e as plantas verdes dos quintais oferecem à casa um contraste agradável. As paredes leste e oeste do hall dos hóspedes e do terraço, localizadas no centro da casa, distinguem-se pelos tijolos de cor creme, se destacando entre as paredes externas vermelhas.
A casa está localizada em uma cidade, que já foi uma cidade-jardim durante a era Safávida, e permanece como um símbolo da vida repleta de natureza nas casas históricas. Árvores e plantas destruíram todo o canteiro original e ressurgiram para reviver a experiência de viver entre o verde para os atuais moradores.